Faça sua pós-graduação pagando até 18x 49,90 no boleto

Quero saber mais!

Como escolher a pós-graduação certa pra você?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Redação
em 18 de abril de 2022

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

É muito comum ter dúvidas antes de iniciar uma pós-graduação. Que tipo de pós-escolher? Que modalidade? Será voltada a especialização profissional ou acadêmica? E a mais complicada de todas, qual área da pós escolher? Para te ajudar nessa escolha, veja neste post, 8 dicas sobre como escolher a pós-graduação certa pra você deslanchar na sua carreira.

1. Avalie sua rotina e se esse é o melhor momento para se dedicar aos estudos

Faça uma avaliação da sua rotina diária. Você tem filhos? Tem pets? Está trabalhando ou disponível no mercado de trabalho? Você dele levar em consideração esses e muitos outros fatores antes de decidir iniciar uma pós-graduação. Tudo isso, pensando em otimizar o tempo que você precisa se dedicar aos estudos.

2. Defina quais são seus objetivos profissionais

Sabendo em que momento o estudo se encaixa na sua rotina, é hora de definir o que você pretende alcançar com a sua pós-graduação. Por exemplo, uma pós-graduação seria um complemento para manter a escrita acadêmica em dia e participando de simpósios e feiras enquanto estudante ou seria importante para buscar uma promoção no emprego?

3. Analise qual tipo de pós-graduação se encaixa nos seus objetivos

Identificado os objetivos, hora de verificar qual é o tipo de pós-graduação ideal pra você. Existem 2 tipos de pós-graduação: Lato Sensu e a Stricto Sensu.

3.1 Lato Sensu

A pós-graduação Lato Sensu é um programa de especialização e inclui os chamados MBA’s, que vai te ajudar a focar em áreas específicas. São programas com no mínimo 360 horas de duração, sendo que nem toda pós é considerada um MBA. Ao final de uma pós-graduação Lato Sensu, o estudante recebe o Certificado de Conclusão.

3.2 Stricto Sensu

A pós-graduação Stricto Sensu são os programas de mestrado e doutorado existentes. Dentro da classificação do mestrado, existem ainda o mestrado acadêmico e o mestrado profissional, ou seja, o primeiro vai te ajudar a focar na área acadêmica enquanto docente e pesquisador e o segundo no aperfeiçoamento técnico profissional, mas que também serve para seguir carreira na docência.

4. Pesquise temas que tem relação com a sua formação

O próximo passo a ser planejado, é o de que área seguir. Você pode escolher aperfeiçoar temas que já tem algum grau de conhecimento ou buscar aperfeiçoamento em algo totalmente novo pra você, dentro da sua área de formação. E quando se trata de especialização, existem uma infinidades de cursos prontos a te ajudar a crescer na carreira.

5. Procure uma instituição de qualidade e que seja credenciada ao MEC

Com a ideia de que curso iniciar, chegou a hora de buscar por uma instituição séria, credenciada ao MEC e que atenda todas as suas necessidades enquanto aluno. Se tiver dúvida sobre uma faculdade, é muito importante saber como está o processo de credenciamento dela junto ao MEC e buscar por reclamações e verificar que tipos de problemas outras pessoas já enfrentaram e como foi a resolução destes problemas.

6. Avalie a grade curricular e pesquise sobre o corpo docente

Depois que a pesquisa sobre a faculdade estiver completa, ainda precisamos checar mais sobre os professores do curso escolhido. Se a faculdade disponibilizar o nome dos docentes, você pode fazer uma busca através da plataforma Lattes ou do Google Scholar para identificar a linha de pesquisa e os artigos já publicados em revistas e/ou eventos.

7. Planeje-se financeiramente

A escolha por fazer uma pós-graduação envolve alguns custos, e por isso, você precisa começar a destinar um valor mensal no seu orçamento para custear as suas despesas com mensalidade e/ou outro material de apoio que venha a ser solicitado.

8. Escolha o melhor tipo de modalidade para você

Agora, é a hora de decidir se você vai escolher uma pós-graduação presencial ou à distância? Você se dá bem estudando só com a tela do smartphone/computador? Ou prefere o ambiente da sala de aula? São informações que vão te ajudar a bater o martelo sobre qual instituição escolher.

Agora, é o momento de você ponderar e de descobrir se já tem todos os elementos necessários para escolher a pós-graduação certa para você. E, se no final da sua análise você entender de que uma pós-graduação Lato Sensu ou MBA, na modalidade à distância é a melhor opção pra você, a Faculdade Prominas tem cursos que trazem pra você um misto de qualidade e preço que não se viu em qualquer outro lugar. Confira agora mesmo na página relacionada sobre a Faculdade Prominas.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.